Prefeito de João Pessoa amplia horário do comércio e libera banho de mar


Praia do Bessa em João Pessoa  — Foto: Krys Carneiro/G1

Praia do Bessa em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta quarta-feira (19) uma nova fase de flexibilização das atividades na capital. A partir de sexta-feira (21), o comércio varejista poderá funcionar com ampliação de duas horas no horário, das 9h às 17h. E a partir desta quinta-feira (20) a faixa de areia da praia e o banho de mar estão liberados. Os transportes públicos voltam a funcionar ao domingos e feriados.

Apesar das liberações, o prefeito orienta que as pessoas devem evitar aglomerações. A fiscalização para evitar a junção de muitas pessoas continua como medidas preventivas à propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Detalhes da 4ª etapa de flexibilização em João Pessoa — Foto: Reprodução/PMJP

Veja as medidas da nova etapa de flexibilização

A partir de quinta-feira (20)

  • Banho de mar;
  • Utilização da faixa de areia da praia;
  • Realização de passeios turísticos;
  • Atividades esportivas;
  • Escolinhas de esporte para crianças a partir de 12 anos, sem torcida;
  • Atividade esportiva na faixa de areia;
  • Música ao vivo individual em bares e restaurantes;
  • Funcionamento de restaurantes dentro dos shoppings de João Pessoa até as 22h.

A partir de sexta-feira (21)

  • Aumento de duas horas no horário de funcionamento do comércio.
  • Os shopping centers e centros comerciais do Bairro dos Estados poderão modificar seu horário de funcionamento, ficando de 10h às 18h.

A partir de 1º de setembro

  • Casas de eventos e festas poderão começar a funcionar com 50% da capacidade. Para isso, deve-se respeitar o distanciamento de 2 metros entre as mesas, disponibilização de álcool gel, serviços somente à francesa (empratados ou volantes), individualizados e observando demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.
Protocolos de flexibilização por setores em João Pessoa — Foto: Divulgação/PMJP

Protocolos de flexibilização por setores em João Pessoa — Foto: Divulgação/PMJP

O prefeito Luciano Cartaxo também anunciou que o desfile de 7 de setembro está suspenso, bem como os eventos comemorativos em alusão ao Dia da Independência do Brasil.

Sobre o retorno das aulas e o funcionamento de cinemas, ainda não há definições sobre o assunto. As novas medidas seguem o quadro evolutivo de recuperação da cidade no que diz respeito à Covid-19, apesar de ser importante manter o isolamento social na medida do possível e só sair de casa quando realmente for necessário.

O número médio de casos diários não tem aumentado ao longo das etapas de flexibilização, de acordo com a prefeitura da capital, e a ocupação dos leitos de UTI atingiu o menor patamar nesta terça-feira (19) desde abril, estando em 38%. Além disso, João Pessoa registra queda na média diária de óbitos ao longo das etapas da flexibilização e está havendo queda na procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Outras flexibilizações

Os bares e restaurantes podem funcionar no horário de café da manhã entre 6h e 10h, almoço entre 12h e 16h, e no horário de jantar entre 18h e 22h. A medida se estende a outros estabelecimentos de gastronomia, como lanchonetes e docerias. O uso de máscaras é obrigatório nos locais, que devem manter a distância de 1,5 metro entre as mesas.

As academias de musculação e demais atividades físicas também estão liberadas a voltar na quarta fase do plano de flexibilização, mas com a limitação de 50% da capacidade individuais dentro de cada academia, respeitando também o agendamento por parte dos clientes e sem aulas coletivas de atividades como dança.

É obrigatório, no interior das academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares, o uso de máscaras por todos os funcionários e alunos durante a permanência no estabelecimento. O distanciamento mínimo nestes espaços deve ser 1,5 metro entre as pessoas e aparelhos.

Também fica autorizada a realização de aulas práticas e de estágio exclusivamente para os alunos concluintes de cursos na área de saúde nas instituições de ensino superior públicas e privadas.